Riscos da gravidez na adolescência

A gravidez na adolescência é uma preocupação individual, mas também de saúde pública. Isso porque, segundo o relatório mais atual da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil tem 68,4 bebês nascidos de mães adolescentes a cada mil meninas de 15 a 19 anos.

O índice brasileiro está acima da média latino-americana, estimada em 65,5. No mundo, a média é de 46 nascimentos a cada mil. Em países como os Estados Unidos, o índice é de 22,3 nascimentos a cada mil adolescentes de 15 a 19 anos.

A gravidez na adolescência além de criar obstáculos para o desenvolvimento psicossocial da mulher, ainda faz com que o bebê fique vulnerável a riscos e doenças, tenha uma saúde mais frágil e um desenvolvimento social mais prejudicado.

A propensão de riscos na gestação precoce, normalmente, é devido à falta de preparo do corpo de uma adolescente. Mulheres nesta fase da vida ainda não possuem maturidade do sistema reprodutor, ou seja, ele ainda não foi totalmente desenvolvido. Há também problemas anatômicos comuns na adolescência como tamanho e conformidade da pelve e elasticidade dos músculos uterinos

Riscos

Geralmente, os riscos de uma gravidez na adolescência são: o aborto espontâneo ou parto prematuro. O grupo mais propenso a esses problemas está na faixa etária de 11 a 15 anos. Abaixo listamos outros fatores de riscos associados a uma gravidez precoce:

• Pré-eclâmpsia e eclâmpsia;
  • Bebê com baixo peso ou subnutrido;
  • Complicações no parto, que pode levar a uma cesariana;
  • Infecção urinária ou vaginal;
  • Aumento do risco de depressão pós-parto;
  • Aumento do risco de rejeição ao bebê.

Leia o nosso ARTIGO sobre infecção urinária na gravidez

Outros fatores

Além da idade, o peso da adolescente também pode significar um risco, já que uma adolescente que pesa menos de 45 quilos apresenta maiores chances de gerar um bebê pequeno para a idade gestacional.

A obesidade também pode ser prejudicial, inclusive para a mãe, pois aumenta o risco de diabetes e de hipertensão arterial durante a gravidez. Se a altura da adolescente for inferior a 1,60 cm, ocorre uma maior probabilidade de ter um quadril pequeno, o que aumenta as chances de trabalho de parto prematuro e de dar à luz a um bebê muito pequeno por atraso de crescimento intrauterino.

Pré-natal

Para ter uma gestação saudável na adolescência é fundamental que a mulher realize o pré-natal. A única diferença entre o pré-natal de uma adolescente e de uma mulher adulta é a periodicidade das consultas, que deve ocorrer em um tempo menor. Dessa forma, é possível diagnosticar precocemente alguma patologia que possa surgir, considerando que há riscos maiores na gravidez precoce.

Além do pré-natal, a gestante adolescente precisa passar por consultas regulares, atividades educativas, conhecer o local do parto, ter o direito de acompanhante, além do leito e garantia de que o local em que fará o parto será adequado as suas necessidades.

Se você ainda tem dúvidas sobre a gravidez na adolescência e seus riscos, converse com um médico. A ajuda profissional é fundamental para entender melhor o processo e quais mudanças e cuidados podem ocorrer nesta fase da vida.

Riscos da gravidez na adolescência

Gravidez na adolescência: riscos e cuidados necessários

Brasil tem gravidez na adolescência acima da média latino-americana

Ultrassom Morfológico: o que detecta e qual é a sua precisão?

Como o próprio nome sugere, o aparelho de ultrassonografia funciona com a emissão de ondas sonoras, sendo desta forma, considerado um procedimento seguro e nada invasivo.

Essas ondas emitidas, quando o aparelho de ultrassonografia toca a região abdominal, “desenham” o que existe dentro da barriga da mamãe conforme seus sons vão encontrando ou não material. Esta imagem desenhada, como você deve estar imaginando, é exatamente aquela projetada no monitor durante o exame.

O Ultrassom Morfológico é realizado no primeiro trimestre, entre a 11ª e a 14ª semana, e no segundo, entre a 18ª e a 24ª, e tem o objetivo de avaliar diversas estruturas do feto, por isso leva o nome de morfológico.

Precisão do Ultrassom Morfológico

Na primeira fase, o índice de acerto é de até 70% e na segunda, quando o feto já está bem desenvolvido com os contornos mais definidos, a confiabilidade da Ultrassonografia Morfológica chega a 90%.

O que detecta o Ultrassom Morfológico?

O exame é utilizado para detectar possíveis alterações congênitas, como a malformação do cérebro e a hidrocefalia (acúmulo de líquido na cavidade craniana), bem como problemas genéticos e cromossômicos, como a Síndrome de Down.

O exame do 1º Trimestre tem a finalidade de datar a gestação com precisão; diagnosticar abortos; avaliar o risco do feto para o desenvolvimento da Síndrome de Down e outras anomalias cromossômicas; diagnosticar casos de gestação múltipla (gemelaridade) e identificar bebês que têm uma chance maior de apresentar malformações cardíacas.

Além disso, a Ultrassonografia Morfológica faz uma análise minuciosa da forma de diversos órgãos e partes do corpo do bebê, assim como da estrutura dos sistemas e membros, posição da placenta, quantidade de líquido amniótico e fluxo sanguíneo.

Segundo Trimestre

Já no 2º Trimestre de gestação é a melhor alternativa para avaliar riscos que possam existir durante o parto. Este exame mais detalhado também revela toda a anatomia do bebê, inclusive o sexo; mostra com detalhes todos os seus órgãos internos, evidenciando se há algum problema ou se o desenvolvimento do bebê está indo bem; identifica possíveis malformações, assim como a posição da placenta, a quantidade de líquido amniótico, a posição do cordão umbilical e o fluxo sanguíneo nas artérias.

Mamãe, ainda não sabe onde fazer este exame? Agende na Climed a sua Ultrassonografia Morfológica e garanta mais qualidade, segurança e alegria para a chegada do seu bebê!

Referência:

www.clinicamedicaclimed.com.br