Vacinação Infantil: Dúvidas? Nós temos as respostas.

Julho é mês de férias, o que deve aumentar a atenção dos pais em relação aos seus filhos. Além disso, julho marca o início do inverno e, consequentemente a gripe comum e a H1N1.

A vacinação infantil ensina o sistema imunológico a reconhecer os agentes agressores que podem provocar doenças, assim como ensiná-lo as reagir produzindo anticorpos capazes de combate-los. Na preparação das vacinas, pode ser utilizado um componente do agente agressor, ou seja, o agente agressor numa forma moderada, ou morto, ou outro agente que seja semelhante ao causador da doença.

Por isso, a vacinação infantil é importante e, é quando surge muitas dúvidas em relação a vacinação, confira abaixo as principais perguntas.

Qual é a vacina indicada para crianças de 6 até 3 anos?

Tanto a vacina Trivalente quanto a vacina Quadrivalente podem ser utilizadas, a vacina Quadrivalente tem duas cepas do vírus Influenza A e duas cepas do vírus Influenza B e dessa forma oferece uma maior proteção.

Qual a diferença entre Trivalente a Quadrivalente?

Vacina Trivalente:  A vacina compreende duas cepas do vírus Influenza A e uma cepa do vírus Influenza B. A cepa para H1N1 está presente nesta vacina;

Vacina Quadrivalente: A Quadrivalente possui duas cepas de Influenza A e duas Influenza B. A cepa para H1N1 está presente nesta vacina.

Qual a diferença da vacina pediátrica da vacina adulta?

A composição e a mesma, o que altera é a dosagem.

As vacinas protegem contra os resfriados?

Não. Primeiro temos que diferenciar a gripe do resfriado.  A gripe é causada pelo vírus Influenza e provoca dores pelo corpo, febre e pode gerar complicações como a pneumonia. Já o resfriado tem sintomas suaves e com menor duração.

Crianças devem tomar quantas doses?

Todas as crianças abaixo de 9 anos de idade, que tomaram a vacina para Influenza pela primeira vez, devem receber duas doses com um mês de intervalo.

Qual a contraindicação da vacina?

A principal é a alergia grave ao ovo.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco, estamos à disposição. Saiba mais sobre a Climed, clique aqui.