Tudo o que você precisa saber sobre o câncer de próstata

Muitos homens só descobrem a doença em um estágio avançado. Porém, a prevenção é ainda o melhor remédio.

Todos os anos, o mês de novembro é marcado pela conscientização dos pacientes masculinos sobre as doenças que acometem homens, principalmente o câncer de próstata. No entanto, mesmo com tantas ações que remetem à importância dos cuidados com a saúde, o número de homens em consultórios esperando por uma consulta preventiva ainda é menor que o esperado.

Os casos de câncer de próstata, só no Brasil, já ultrapassaram a expressiva marca anual de mais de dois milhões e, este número, corrobora com o fato de que se os exames preventivos fossem realizados periodicamente, o número de pacientes acometidos com a doença seria bem menor.

Principais sintomas do câncer de próstata

O câncer de próstata pode acometer homens adultos em qualquer idade, porém, há uma incidência maior em homens que estão entre 40 e 60 anos de idade, e acima dos 60. Quando já há ocorrência da doença na família, principalmente no pai ou irmão do paciente, o câncer poderá surgir até antes dessas idades.

Sendo assim, é importante que os homens visitem o urologista pelo menos uma vez ao ano a partir dos 40 anos, ou a partir dos 35, nos casos em que a doença exista na família.

Os primeiros estágios do câncer de próstata são chamados silenciosos, porque não apresentam sintomas. Por isso, quando o homem percebe que algo está fora do normal e procura por um médico, acaba descobrindo que a doença já está mais avançada do que se gostaria.

A doença pode apresentar diversos sintomas. Os mais relatados entre os pacientes são:

• Dor nas regiões abdominal e pélvica. É uma dor generalizada e não pontual.

• Dificuldade de iniciar ou manter uma ereção. Quando consegue, o homem sente muitas dores.

• A micção (o ato de urinar) se torna bastante prejudicado. Alguns homens sentem dor e desconforto. Outros, identificam a presença de sangue na urina.

Os pacientes começam a vivenciar outras complicações e sintomas conforme a doença vai progredindo.

O diagnóstico e tratamento do câncer de próstata

O diagnóstico da doença é feito por meio de uma anamnese minuciosa e da combinação de exames laboratoriais, imagem e o exame de toque. Se mesmo de posse dos resultados desses exames o urologista ainda tiver dúvida quanto ao diagnóstico, ele poderá solicitar exames complementares.

Uma vez diagnosticado o câncer de próstata, o urologista leva alguns fatores em consideração para eleger a melhor forma de tratamento. Cada paciente tem um histórico e, por isso, cada situação é única e requer cuidados.

Para determinar o melhor tratamento, o urologista considera o estágio da doença, a idade do paciente, seu estado geral de saúde, a possibilidade de cura e a expectativa de vida do paciente. Em linhas gerais, o ideal é que esta última seja maior de dez anos.

Tratamentos

Nos estágios iniciais, os tratamentos incluem sessões de radioterapia e observação vigilante, a qual consiste na realização periódica dos exames para acompanhar o progresso do tratamento e diminuir o risco de reincidência.

A cirurgia pode ou não ser indicada neste estágio. Médico e paciente discutem e decidem juntos os benefícios da intervenção.

Quando o câncer de próstata se encontra em um estágio mais avançado, a prostatectomia radical – a extração completa da próstata – é indicada, além de sessões de radioterapia e terapia hormonal.

Prevenir é o melhor que o homem pode fazer por sua saúde

Para garantir que sua saúde esteja sempre em dia, os homens devem realizar os exames laboratoriais, que indicam os níveis de PSA, e o toque retal uma vez ao ano até os 40 anos e, após essa idade, duas vezes ao ano.

Os pacientes com casos da doença na família devem começar a prevenção mais cedo, a partir dos 35 anos.

Além disso, hábitos saudáveis de vida podem garantir que o organismo masculino esteva sempre fortalecido e protegido. Alimentar-se com qualidade e realizar atividades físicas renovam a energia e propiciam o bom humor naturalmente.

Quer mais dicas de como cuidar da sua saúde? Clique aqui e conheça nosso Corpo Clínico!