Gestação Saudável – Checklist dos exames de Pré Natal

O dia a dia da mulher é sempre repleto de compromissos. É trabalho, casa, academia e tantas outras coisas que a agenda fica sempre lotada, porém assim que a mulher se torna gestante, abre-se à agenda para consultas, avaliações físicas e exames, que devem ser realizados durante os nove meses, ou seja, uma maratona intensa de visitas médicas.  Mas não se assuste, tudo isso faz parte de um maravilhoso mundo novo no qual a futura mamãe vai se descobrir e curtir cada fase.

O Ministério da Saúde recomendou que toda gestante faça visitas ao médico pelo menos seis vezes até o momento do parto, mas geralmente essas visitas são com frequência maior. É fundamental não demorar para começar o acompanhamento, assim que for constatada a gravidez, já se deve começar o pré-natal.

Veja abaixo o que é realizado durante uma consulta pré-natal:

• Conversa com a paciente para saber o estado geral, quais os sintomas que estão aparecendo e, a partir da 20ª semana, sobre os movimentos do feto;
  • Aferição da pressão arterial;
  • Verificação do peso;
  • Aferição da altura do útero ;
  • Ausculta dos batimentos cardíacos do feto;
  • Solicitação dos exames médicos (laboratoriais, de imagem e outros, caso necessário).

Cada gravidez é única e com muitas variáveis, o que determina a realização de exames especiais ou testes que não listamos aqui. Existem casos particulares, que devem ser tratados de maneira diferenciada. Confira, os exames que toda gestante deve fazer e o que eles mostram ao médico:

Pré-natal:

Exame de sangue: Verifica o tipo sanguíneo da futura mamãe (importante, caso o fator Rh seja negativo), dosar hormônios e anticorpos da tireoide, detectar possíveis infecções (hepatites A, B e C, HIV e Sífilis), além de verificar se a gestante não tem anemia, dosar os níveis de açúcar no sangue e definir se a gestante corre ou não risco de contrair doenças como rubéola, toxoplasmose e citomegalovirus. O exame de sangue pode ser feito várias vezes ao longo da gestação, mas deve ser solicitado pelo médico, no mínimo, uma vez a cada trimestre.

Exame de urina: Este exame detecta infecção urinária e a presença de proteínas, exame fundamental para gestantes hipertensas.

Exame de fezes: Este exame mostra a presença de parasitas no intestino que podem provocar anemia e outros problemas.

5ª a 8ª semana de gestação:

Ultrassonografia Transvaginal: Mostra o embrião e o saco gestacional, é neste momento que a futura mamãe vai saber o tempo de gravidez e a data provável do parto. Geralmente, este exame é realizado após a sexta semana, o que possibilita ouvir os batimentos cardíacos do embrião.

11ª a 14ª semana de gestação:

Ultrassonografia da translucência nucal:  Este exame tem como principal objetivo detectar as anomalias, como a Síndrome de Down. Caso o exame apresente alterações o médico irá solicitar exames complementares para uma confirmação diagnóstica.

20ª a 22ª semana de gestação:

Ultrassonografia morfológica: Neste exame é analisado toda a morfologia do bebê e na maioria dos casos, é possível saber o sexo do bebê. Caso a gestante queira realizar a ultrassonografia 4D, consegue-se ver o rostinho do bebê.

24ª a 28ª semana de gestação:

Triagem de diabetes gestacional: Neste exame é verificado se a gestante desenvolveu diabetes gestacional, uma doença que requer cuidados especiais e possível antecipação do parto. O exame também é conhecido como curva de tolerância a glicêmica ou teste oral de tolerância à glicose.

34ª a 37ª semana de gestação:

Triagem de estreptococo beta-hemolítico:  Neste exame é verificado se existe a bactéria estreptococo do grupo B que é passada para o bebê durante o nascimento e que pode até provocar o óbito do recém-nascido. O tratamento, caso positivo é feito através de antibióticos para a gestante no dia do parto. Esta análise é feita através de uma amostra de secreção vaginal e outra do reto.

Ultrassonografia do terceiro semestre: Neste exame é importante para acompanhar o tamanho, o peso e a posição do bebê. Ele avalia a maturidade da placenta e a quantidade de líquido amniótico. O número de ultrassonografias no último trimestre de gravidez, depende da necessidade de cada gestante e da conduta particular do médico, por isso, não se assuste se ocorrer mais de uma vez.
Cuidados especiais:

• Gravidez após os 38 anos;
  • Patologias obstétricas em gestações anteriores ( Pré Eclampsia, Parto Prematuro e etc )
  • Gestantes com doenças prévias (como lúpus, câncer, doenças do colágeno);
  • Gestantes com diabetes ou hipertensão;
  • Gestantes com histórico de doenças hereditárias na família e gestação de múltiplos.

Essas são algumas situações consideradas de risco pelos médicos e que levam à necessidade de um pré-natal com mais cuidado e com realização de exames específicos. Veja alguns testes que podem ser solicitados pelo médico:

Teste de Coombs:  Este exame é feito quando o fator Rh da mãe é negativo e o do pai positivo, a mulher deve solicitar esse teste, feito por exame de sangue. Ele revela se houve contato entre o sangue materno e o do bebê para que seja iniciado o tratamento antes que o feto se prejudique. Isso porque a incompatibilidade sanguínea pode levar a eritroblastose fetal, que é quando o corpo da mãe destrói as hemoglobinas do bebê e pode levar à óbito. O exame é realizado mensalmente em jejum de três horas.

Biópsia do vilo corial (11ª a 14ª semana): É solicitado normalmente quando existe alterações cromossômicas no feto. Geralmente é  solicitado quando são constatadas alterações no exame de ultrassonografia de translucência nucal.

Amniocentese (a partir da 13ª semana): É parecido com a biópsia do vilo corial e também tem como objetivo a detecção de anormalidades genéticas no feto.

Ultrassonografia Transvaginal (a partir da 12ª semana): É indicada quando a gestação tem alto risco prematuridade, como no caso de gêmeos, tem como finalidade checar as condições do colo do útero, pois se ele se romper poderá levar ao parto prematuro.

Fibronectina fetal (18ª a 24ª semana): É uma análise da secreção vaginal para avaliar a chance de nascimento prematuro. Realizada em mulheres de alto risco para parto prematuro, como as gestantes que tiveram o problema em gestação anterior ou apresentam o encurtamento do colo uterino.

Ecocardiografia fetal (a partir da 28ª semana): Neste exame é observado detalhadamente o funcionamento do coração do bebê. Este exame é cada vez mais solicitado pelos médicos como uma rotina, dentro do pré-natal, mesmo para pacientes de baixo risco.

Perfil biofísico (após a 28ª semana): O exame e solicitado quando existe a suspeita do desenvolvimento do bebê estar comprometido. É indicado para gestações de alto risco, ele avalia os movimentos respiratórios, movimentos dos membros, tônus muscular, frequência cardíaca e o volume do líquido amniótico.

Lembramos que o número de consultas pode variar de acordo com a conduta de cada médico e também conforme as peculiaridades de cada gestação, mas em geral a futura mamãe é orientada a retornar sempre ao consultório do médico mensalmente até o sétimo mês de gravidez. No oitavo mês as consultas passam a ser quinzenal, ou seja, duas vezes no mês e no nono mês passa a ser semanal. Toda essa rotina é de extrema importância, pois serve para cuidar da saúde da mãe e do filho e acompanhar de perto o desenvolvimento do bebê.

Qualquer dúvida entre em contato conosco. Para conhecer mais sobre os exames realizados pela Climed, clique aqui.