Sobre a Ultrassonografia de 2º e 3º Trimestres

 

Exame é realizado por ultrassonografia, com o recurso adicional de imagens tridimensionais (3D e 4D), caso necessário, nos 2º e 3º trimestres de gestação.

Segundo trimestre (da 13ª até a 24ª semana): conhecido como ultrassonografia morfológico de segundo trimestre pode ser realizado entre a 18ª e 24ª semana de gestação, sendo a melhor época entre a 22ª e 24ª semana de gestação. Nessa fase pode-se avaliar o crescimento e aspectos da anatomia fetal.

Terceiro trimestre (da 25ª até o final): nesse fase da gestação podemos reavaliar a anatomia fetal, obtendo-se uma visão mais fidedigna de alguns órgãos, em especial, rins e coração fetal.

Avaliação do risco de parto prematuro (da 20ª à 24ª semana): caso o obstetra ache pertinente, ele poderá solicitar exame ultrassonográfico transvaginal complementar. Nessa fase, o comprimento do colo uterino pode ser aferido, e uma avaliação acurada do risco de parto prematuro pode ser fornecida. Tal procedimento, possibilitaria a utilização de medicamentos para evitar o parto prematuro, como a progesterona vaginal.

 

Preparo para a Ultrassonografia

 

Este exame não necessita de preparo prévio.

  • Exame realizado nos 2º e 3º trimestres de gestação.
  • É recomendável que você se alimente (lanche ou refeição) de 30 a 60 minutos antes da hora agendada para o exame, pois o feto torna-se mais reativo facilitando a sua avaliação.
  • Procure usar roupas confortáveis, preferencialmente de duas peças.
  • Caso tenha exames anteriores desta gestação, pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores é fundamental para avaliar o crescimento fetal.
  • Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para falar com um dos médicos da equipe. Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento
  • Seu exame será entregue imediatamente após sua realização, salvo raras exceções.