Sobre a Ultrassonografia das Articulações

 

A Ultrassonografia das Articulações, por ser um método acessível, não-invasivo e que não utiliza radiação ionizante, tem se tornado um importante meio de diagnóstico por imagem na avaliação das alterações das estruturas articulares e da musculatura associada à articulação.

Pode ser aplicada tanto na propedêutica de grandes articulações como joelhos e quadris quanto no estudo de pequenas articulações como as que compõem os dedos dos pés e das mãos.

O procedimento ultrassonográfico é especialmente útil no diagnóstico inicial das lesões degenerativas, no estudo da cartilagem articular – que pode ser examinada em diversas articulações, como quadris, joelhos, tornozelos, ombros, cotovelos, punhos -, na detecção precisa de líquido nos espaços articulares, na investigação e seguimento de doenças articulares inflamatórias, sendo de grande uso ainda na análise e diagnóstico dos cistos sinoviais, os quais podem ser observados em qualquer articulação.

 

Preparo para a Ultrassonografia

 

Este exame não necessita de preparo prévio.

  • Procure usar roupas confortáveis, preferencialmente de duas peças.
  • Caso tenha exames anteriores relacionados à região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precoces e evita, muitas vezes, a realização de incidências adicionais.
  • Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para falar com um dos médicos da equipe. Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento.