Ultrassonografia com Doppler Colorido de Aorta e Ilíacas

 

A Ultrassonografia com Doppler Colorido de Aorta e Ilíacas aliou uma técnica não invasiva, a ultrassonografia, com as informações sobre as artérias aorta e ilíacas e seu respectivo fluxo sanguíneo, introduzindo um elemento dinâmico nos estudos ultrassonográficos ao permitir a investigação detalhada e não invasiva da hemodinâmica da área examinada, que pode ser avaliada quantitativa e qualitativamente, não só do ponto de vista morfológico, mas também funcional.

Nessa cartografia dinâmica, o sentido do fluxo é codificado pelas cores azul e vermelha.

Esta imagem em cores é sobreposta à imagem em escala de cinzas no plano bidimensional da ultrassonografia em tempo real, permitindo identificar o fluxo e o sentido do sangue.

É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais.

Para este exame é necessário jejum, para que se possa avaliar de forma adequada estruturas mais profundas.

 

Preparo para a Ultrassonografia com Doppler Colorido de Aorta e Ilíacas

Este exame necessita de preparo prévio.

  • Para a realização deste exame será necessário jejum de oito horas. Não há necessidade da suspensão de medicações, contanto que sejam tomadas com água.
  • Na véspera do exame tomar 35 gotas de Simeticona (75mg/ml) de 8/8horas. No dia do exame 1 hora antes, o paciente devera tomar 60 gotas de Simeticona (75mg/ml).
  • Procure usar roupas confortáveis, preferencialmente de duas peças.
  • Caso tenha exames anteriores relacionados à região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precoces e evita, muitas vezes, a realização de incidências adicionais.
  • Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para falar com um dos médicos da equipe. Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento.