Dúvidas Frequentes na Gestação

Dúvidas Frequentes na Gestação: O beta-hcg deu positivo. Uma alegria contagiante. Milhares de perguntas invadem a cabeça de quem acabou de se tornar gestante. A gravidez traz o melhor sentimento do mundo, mas junto vem certas duvidas.

As grávidas geralmente são bombardeadas de proibições por amigos e familiares. Alguns cuidados, realmente, devem ser tomados, mas nem tudo o que dizem é verdade. Abaixo daremos algumas dicas, para amenizar ou diminuir um pouco destas dúvidas frequentes entre as gestantes. Mas somente, o seu Obstetra, poderá orientar a gestante da melhor maneira. Pois somente ele detém de todas as informações clínicas da paciente.

 

As grávidas podem pintar as unhas?

Não existe uma contraindicação, já que a absorção dos componentes tóxicos é muito pequena. Somente aumente o tempo de ida à manicure, para a cada 15 dias, e leve o seu próprio kit de alicate e tesoura.

Usar tintura e/ou tratamento capilar?

É indicado somente após o 4°mês de gestação, pois o primeiro trimestre é uma fase crítica na formação do bebê. Porém, progressiva, relaxamento e tintura convencional são proibidos durante todo o período gestacional e até no período de amamentação. Se você quiser tingir os cabelos após o terceiro mês, use os produtos que são à base de henna ou xampus tonalizantes, que não possuem iodo e nem amônia na composição. Os Reflexos só podem ser feitos da metade dos fios para baixo no mesmo período.

Pode dirigir?

As grávidas podem dirigir normalmente até o 7° mês. Mas atente-se ao cinto de segurança. Ele deve passar pela parte inferior do abdômen para não comprimir o abdomen. Evite dirigir quando estiver sonolenta, mas fora isso, pode ir e vir com segurança.

As grávidas podem trabalhar até o final da gestação?

Varia de caso a caso. Para isso é necessário procurar uma orientação médica. Mas desde que a mamãe se sinta bem, e o médico autorize, pode trabalhar normalmente até a semana anterior ao nascimento do bebê.

Usar produtos de limpeza?

As substâncias como amônia, amoníaco, lisofórmio, querosene e cândida devem ser usados com precaução. Os utilize somente em ambientes arejados, para que assim, minimize possíveis reações alérgicas e mal-estar.

As grávidas podem doar sangue?

O Ministério da Saúde proíbe, pois a doação pode comprometer o estoque de ferro do organismo, o que poderia acabar ocasionando um quadro de anemia trazendo risco para o feto.

Pode consumir bebida alcóolica?

Muitos especialistas desaconselham o consumo de bebidas alcóolicas. Pesquisas apontam que até o consumo social pode levar a Síndrome Alcóolica Fetal. Também não se deve fumar durante toda a gravidez e o período de amamentação.

Pode tomar sol?

As grávidas não podem pegar sol por um longo período, mesmo usando o protetor solar adequado. A gestante pode ter insolação e desidratação.

As grávidas podem fazer depilação a laser?

Durante a gestação troque a depilação a laser, pela cera ou lâmina. Pois, a depilação pode ser feita, mas o laser não tem um aval dos profissionais, por eles não terem certeza se causaria problemas ao bebê.

Pode fazer aplicações de botox?

Não existem testes suficientes que provem que o botox não faz mal ao feto, por isso ele é contraindicado. Também não use se estiver amamentando, já que como os outros produtos químicos, ele pode atingir o leite materno.

Estar grávida não quer dizer se limitar a tudo no seu dia a dia. Existem contra indicações que são para o seu bem e principalmente o do bebê. Por isso, procure o seu médico obstetra em casos de dúvidas sobre o que você pode ou não fazer.

A CLIMED têm profissionais preparados para te ajudar e te acompanhar durante o período mais importante da sua vida. ENTRE EM CONTATO.