
Descoberta há mais de 200 anos, a vacinação é um dos meios mais eficazes de estimular a defesa do organismo contra vírus e bactérias que provocam desde doenças simples, até as mais graves. Com a evolução da tecnologia, também ocorreu o desenvolvimento na forma de preparar as vacinas. Atualmente, elas são produzidas em laboratórios, a partir de vírus e bactérias enfraquecidas ou mortas e alguns de seus derivados.
Em geral, elas são aplicadas por meio de injeção ou via oral (“gotinha”?) e gera no corpo da pessoa imunizada defesa, bem como anticorpos que permanecem no organismo e evitam que a doença, para qual ocorreu a imunização, não se manifeste no futuro.
Vacinar-se é adotar inteiramente a premissa: “prevenir é melhor do que remediar”, visto que tratar uma doença sempre é o caminho mais difícil, pois existem condições patológicas que levam até à morte. Embora seja um ato individual, a vacinação muitas vezes age coletivamente, isto é, quanto mais pessoas se protegem, a chance de epidemia de qualquer doença reduz drasticamente.
Estudos mostram que diversas doenças preveníveis pela vacinação podem ser exterminadas completamente, porém, apenas a Varíola é considerada erradicada no mundo, tendo seu último registro de incidência feito no ano de 1977.
Fique atento!
Estar com o cartão de vacinação em dias não é só para as crianças:
- Os idosos precisam se imunizar contra a gripe (anualmente), pneumonia e tétano;
- Para as mulheres em idade fértil é indicada a vacina contra a rubéola e tétano. Caso na adolescência não tenham se vacinado contra a HPV, também é possível fazer na fase adulta;
- Pessoas que trabalham diretamente com a saúde, viajantes com destino a áreas de risco e outros grupos de pessoas com características específicas devem seguir algumas recomendações de vacinação.
Quer saber mais sobre as vacinas disponíveis na Climed? CLIQUE AQUI.